Casa Pollo / Ortuzar Gebauer Arquitectos

Casa Pollo / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Mais Imagens+ 26

Chiloé Província, Chile
  • Colaboradores: Francisco Torres Arquitecto Colaborador
  • Arquitetos Responsáveis: Eugenio Ortúzar, Tania Gebauer
  • Cidade: Chiloé Província
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto está localizado em frente a um pântano que desemboca no canal de Caicawe, frente a ilha de mesmo nome, a poucos quilômetros ao norte da cidade de Quemchi.

© Federico Cairoli

O terreno se desenvolve linearmente na borda do mar, em uma inclinação que começa pronunciada e culmina suavemente em direção ao mar. 
Ele conta com numerosas instalações e moradias existentes, fazendo com que a localização disposta para a moradia esteja virtualmente delimitada.

Fachada
Cortesia de Ortuzar Gebauer Arquitectos
Corte

O encargo consiste em uma moradia de espaços cômodos, amplos e comuns, disposta a receber grupos numerosos de pessoas, onde os espaços se relacionam visualmente e são conectados facilmente ao seu exterior, permitindo que as atividades de encontro possam ser realizadas com facilidade inclusive nos dias de chuva. Dentro de uma arquitetura que surja da estética das instalações existentes que, com volumes muito simples, comunicam sua relação e responsabilidade com a estética de Chiloé.

© Federico Cairoli

A proposta arquitetônica planeja um volume compacto e retorcido em busca de suas vistas mais significativas seguindo a forma estreita do terreno. O espaço público e de acesso é fechado e hermético, criando a privacidade interior, mas de passagem, apresentando um volume categórico com são os galpões de Chilotes, enfatizando o nível superior e protegendo-o da entrada de chuva e vento. 

Planta baixa - primeiro pavimento
Planta baixa - segundo pavimento

Contrariamente ao seu acesso, o lado do mar é apresentado aberto, envidraçado, expondo as exuberantes vistas, construindo uma imagem dialogante entre a arquitetura vernacular e contemporânea, simultaneamente. 

© Federico Cairoli

A estrutura aparece como parte da arquitetura e a cobertura envolve todos os programas incluindo parte do terraço, o qual comunica o estar com a churrasqueira, permitindo habitar o exterior e interior livremente nos dias chuva.

© Federico Cairoli
Corte Longitudinal
© Federico Cairoli

O exterior reutiliza antigas placas de zinco que permite criar a imagem de um antigo galpão da região como se sempre estivesse nesse lugar. O interior foi revestido de madeira nativa, muitas delas como o revestimento exterior, e foram reutilizadas como forros, pisos, portas e janelas, assim como a escada que pertenceu à uma antiga casa Chilota, hoje em dia extinta. 

Cortesia de Ortuzar Gebauer Arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pollo / Ortuzar Gebauer Arquitectos" [Casa Pollo / Ortuzar Gebauer Arquitectos] 04 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889824/casa-pollo-ortuzar-gebauer-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.